Skip to main content

ACERSI

A Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel (ACERSI) é uma Associação com estatuto de IPSS, inserida no coração da cidade de Coimbra, desde a sua génese em 1933.

Foi criada por um grupo de beneméritas da cidade, cujo intuito foi dar expressão ao dever da solidariedade pelo próximo, dando pão e sopa a quem nada tinha.

A ideologia base da sua criação mantém-se através do bem servir e do forte caráter humano que distingue a ACERSI. Os nossos utentes são tratados com respeito, dignidade, profissionalismo e zelo.

A par do Refeitório Social, sobejamente conhecido junto da população em situação mais excluída e com extrema carência socioeconómica, e da rede de parcerias, funcionam também, desde 1978, o Centro de Dia e, desde 1989, o Serviço de Apoio Domiciliário. Estes serviços, situados na zona histórica da Baixa de Coimbra, distinguem-se pelos afetos e pelo profissionalismo ímpar junto das pessoas de mais idade que vivem em situação de isolamento e com baixos recursos económicos.

O apoio que a ACERSI presta a pessoas em situação de sem abrigo e de risco social, bem como a pessoas idosas deve-se ao trabalho conjunto de todos os Funcionários/as, Voluntários/as e Direção da Instituição, assim como à forte articulação com o exterior e estabelecimento de sinergias com os parceiros.

acers-01-2-1024x819 Sobre

O QUE NOS IDENTIFICA?

MISSÃO

Visa acolher e apoiar famílias e/ou indíviduos em situação de vulnerabilidade socioeconómica, dando resposta às suas necessidades mais básicas.

VISÃO

Presta um serviço adequado e qualificado, nas respostas sociais que desenvolve.
Promove o desenvolvimento pessoal e familiar.
Fomenta a auto consciencialização no processo de mudança para a (re)integração social.

VALORES

Equidade Social

Igualdade

Tolerância

Não discriminação

Motivação e empenho dos/as colaboradores/as

Respeito e ética

Justiça e Equidade Social

Profissionalismo

Rigor e Qualidade

Responsabilidade

Compromisso

Confidencialidade

BREVE HISTORIAL

A Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel foi fundada em 1933, na Baixa da Cidade de Coimbra, na freguesia de São Bartolomeu, pela Condessa do Ameal, por iniciativa do Bispo Coelho da Silva e sugestão do Cónego Adelino da Costa Gaito.

Maria Amélia de Sande Mexia Salema Vieira de Mota Ayres de Campos, Condessa do Ameal, fundadora da Cozinha Económica Rainha Santa Isabel e sua primeira Presidente, distinguiu-se pela sua dedicação aos pobres, tal como o grupo de outras senhoras beneméritas que até 1936 confecionaram e forneceram refeições que eram adquiridas “por gente de menores recursos económicos”.

A Cozinha Económica do Paço do Conde, como era designada na altura, tinha como principal objetivo promover a alimentação saudável e abundante às classes menos abastadas, por preços acessíveis ou gratuitamente. O intuito não era promover a caridade, mas sim vender e servir refeições a preços simbólicos, seguindo padrões de qualidade e higiene. Em 1933, o preço de cada refeição era de 2020.

Em 01 de março de 1936, as Criaditas dos Pobres (ordem religiosa nascida em Coimbra por volta dos anos 30), cuja filosofia é comum à da ACERSI – “Onde quer que haja alguém a quem falte o pão, a casa, o vestuário, os remédios, a instrução, os meios para levar uma vida digna, onde haja desgraça ou a doença, para aí nos impele a nossa vocação de criaditas.” – foram convidadas para assumir o serviço da Cozinha Económica Rainha Santa, do Paço do Conde, onde permaneceram até 2014, saindo apenas devido à idade avançada das religiosas.

A ACERSI obteve personalidade jurídica no ano de 1955 e em julho de 1985, foi registada na Direção Geral de Segurança Social como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). Dinamiza as seguintes respostas sociais: Refeitório Social, Centro de Dia (CD) e Serviço Apoio Domiciliário (SAD).

1933 – Fundação a Cozinha Económica

1936 – Entrada das Criaditas dos Pobres

1955 – Obtenção da Personalidade Jurídica

1978 – Centro de Dia Rainha Santa Isabel

1985 – Adquiriu o Estatuto de IPSS

DIREÇÃO

PRESIDENTE: ANA MARIA CARDOSO VAZ DE MEDEIROS

VICE-PRESIDENTE: CARLOS ALBERTO PEDROSO LEITE DA SILVA

SECRETÁRIA: MARIA MARGARIDA COSTA CARDOSO DO VALE

TESOUREIRA: MARIA LUÍSA BRANDÃO OSÓRIO DE CASTRO BARATA TOVAR

VOGAL: MARIA JUSTINA MOREIRA PIRES SAMPAIO

ASSEMBLEIA GERAL

PRESIDENTE: IVONE ANTUNES VIEIRA

1º SECRETÁRIO: JOSÉ ANTÓNIO COSTA RODRIGUES

2º SECRETÁRIO: PEDRO JOSÉ GOMES FERREIRA

CONSELHO FISCAL

PRESIDENTE: MARIA DA GRAÇA PINHEIRO DA CRUZ PERICÃO

1º VOGAL: MARIA TERESA RODRIGUES BARROSO DE FARIA LOBO

2º VOGAL: HENRIQUE MANUEL VALE FERNANDES COSTA RODRIGUES